tag: Melancolia

Melancolia

espaço de discussão e de reflexão sobre a melancolia, tanto como sentimento como enquanto atitude diante da contemporaneidade e da sua cultura.

Friday, January 20, 2006


Duas mulheres na praia - Edvard Munch (1898)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

contemplar - suster o tempo no momento, respirar o sopro do infinito, tocar com a alma as lonjuras de todo o sempre, esvair na doçura da dor eterna ...
------------------
Na actualidade, do que tenho lido, a mais comum das definições da melancolia (embora com argumentações mais ou menos elaboradas)é a de que seja uma "tristeza sem causa aparente". Mas, dito de forma simples, parece-me mais preciso definí-la antes como um "desejo sem objecto aparente" e, consequentemente, sem satisfação possível. Não obstante, pode ser intenso, invasivo, lancinante, pode prostrar a vontade em desânimo, alhear o individuo ao seu mundo,esvaziar das formas os conteúdos, empalidecer todos os significados. Na génese desse doloroso langor parece-me estar um desejo essencialístico e metafísico (congénito nalguns indivíduos?), ao qual a Modernidade tem fornecido humus abundante e sempre crescente, pela fragmentação, decomposição e transfiguração de todas as realidades.

Cassandra

10:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

A perda da inocência através da experiência... melancolia e angústia, mas que sais-je?

9:13 PM  

Post a Comment

<< Home