tag: Melancolia: A tristeza

Melancolia

espaço de discussão e de reflexão sobre a melancolia, tanto como sentimento como enquanto atitude diante da contemporaneidade e da sua cultura.

Saturday, December 04, 2004

A tristeza

Estou tristíssimo. Imaginei que tinha finalmente, e depois de tantos anos, encontrado uma passagem, até aí imperceptível, para fora do negro círculo que Saturno e uma fada negra, porém lindíssima, me tinham ofertado como destino naquele momento já longínquo em que percebi o sentido do negro raio do meu olhar. Mas, não há de facto saída. Antes ame esse carreiro no limite do abismo, sem nunca nele me lançar. Os gestos grandiosos e definitivos são ainda uma positividade e causam-me náusea como o jantar requentado de pesadas iguarias. E, apesar do meu aparente entusiasmo com a vida, semelhante ao que intuo em Maldoror, tenho-lhe um grande desprezo. O melhor que se pode fazer é esperar pela sua negra irmã desejando-a intimamente como a uma mulher amada nos inclina a vida. Para quando ela chegar ter já a trouxa feita, não como um balanço final (nem isso), mas como quando nos vêm buscar para uma viagem anunciada de que não esperamos grande coisa: “Belacqua, vamos, é tempo!” e responder-lhe, “tardaste”. A morte será o meu único amor, o mais sério, o mais terno e o mais profundo.
Belacqua, 4 de Dezembro de 2004.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Então, Belacqua, o teu entusiasmo é só mesmo aparente, ou é ainda a pulsão de vida, sôfrega, o outro abismo que se encontra num dos lados do estreito carreiro da melancolia? Esconde-se aí uma luz, por detrás dessa risteza de rei que depõe a sua espada?

12:35 AM  
Blogger Belacqua said...

A um anónimo.

Com efeito é estreito o carreiro da melancolia, e tão idefinível que tombar para um dos lados do abismo que a envolve é o mais comum. Porém, jamais deporei a espada, ela é a energia que também o define, pelo menos desde Aristóteles; aliás pra usar as palavras do peripatético, não será a espada que não deporei, mas o arco fonte do maior número possível de tiros apontados ao que no tempo actual da minha vida pede para ser figurado e exposto.

1:06 AM  

Post a Comment

<< Home