tag: Melancolia: Melancolia I

Melancolia

espaço de discussão e de reflexão sobre a melancolia, tanto como sentimento como enquanto atitude diante da contemporaneidade e da sua cultura.

Thursday, December 02, 2004

Melancolia I


Dürer (1517) - 1471-1528.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"O excessivo uso da razão engendra a melancolia." Dürer

Esta podia ser a legenda da gravura, a julgar pelos objectos que rodeiam o Anjo da Melancolia e representam o uso mais abstracto do pensamento. Mas o que representa ela exactamente? O excesso de pensamento que paralisa a acção, sobretudo a criativa, e lança o homem numa espiral de passividade e frustração? Acerca desta gravura fala-se frequentemente da melancolia associada ao artista. Sendo a melancolia fruto de uma subjectividade exaltada, com diversas manifestações, entre as quais, frequentemente, a misantropia, percebe-se a relação tantas vezes estabelecida com o génio artístico (e com a figura típica do artista), encarando a arte como a reprodução de uma visão subjectiva do mundo. No entanto, esta interpretação não te parece deslocada em relação à gravura? Qual o teu intuito ao colocá-la aqui?

11:24 PM  
Blogger Belacqua said...

Meu caro anónimo,

não julgo que os objectos representados na gravura sejam os mais abstarctos do pensamento. Outros, como a mamtemática (não a geometria que é uma ciência do olhar e da figura), são muito mais abstractos. Essa interpretação da gravura é algo banal, porque da subjectividade do artista há um sem número de representações. Tendo que ser breve, apontarei apenas o olhar do anjo algo andrógeno: concentrado e fixado, tomado de uma energia que o sol negro parece desmentir mas que a mão e o punho confirmam, na tenacidade e na teimosia.

Belacqua.

1:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Teimosia energica de permanecer vivo enquanto espera a morte?

Joana.c.

2:48 PM  

Post a Comment

<< Home